quinta-feira, maio 21, 2009

PR - Paraná será sede do XVII Congresso Nacional da Arpen-Brasil

Mais uma vez o Paraná será destaque no que diz respeito aos eventos relacionados aos registradores civis. No início de outubro Curitiba receberá profissionais do setor durante o XVII Congresso Nacional da Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), que pretende reunir representantes de todo o Brasil para discutir temas ligados à categoria. Segundo Arion Cavalheiro, registrador civil e Vice-Presidente do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen), a escolha pelo Estado está ligada a um dos temas principais do encontro: o Registro Civil na era da informática. “Os registradores do Estado foram os pioneiros no Programa de Informatização do Registro Civil. Com isso, 83% dos registros do Paraná já estão informatizados. Este case de sucesso será um dos itens mais debatidos neste Congresso, com a intenção de ampliá-lo para todo o país”, diz.

Cavalheiro comenta que este evento terá como destaque a importância da tecnologia para o Registro Civil. O Vice-Presidente afirma que muitos Estados não possuem condições de informatizar todos os cartórios, mas parcerias serão discutidas em prol da modificação deste quadro. “Sabemos da dificuldade que alguns cartórios possuem. Aqui no Paraná alguns nem têm telefone, quem dirá um computador. Imagine a situação nos lugares mais distantes, em Estados com menos condições. Por isso pretendemos fechar parcerias que possibilitem a entrada destas serventias no mundo digital, melhorando cada vez mais o serviço prestado à população”, destaca.

Além disso, o Vice-Presidente ressalta que os mais de 600 projetos de Lei, que estão tramitando em Brasília e envolvem a classe dos registradores, serão discutidos no encontro. “Nós estamos acompanhando atentamente estas questões e pretendemos passar todos os detalhes aos colegas reunidos no Congresso”, finaliza.

Mais informações sobre o XVII Congresso Nacional da Arpen-Brasil podem ser obtidas no Irpen pelo telefone (41) 3232-9811 ou email: contato@irpen.org.br

Serviço:

Data: 07, 08 e 09 de outubro
Local: Hotel Bourbon Curitiba (Rua Cândido Lopes, 102 - Centro - Curitiba – PR)
Perfil Irpen

Fundado em 1995, o Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen) representa os Agentes Delegados que atuam junto à comunidade nos principais atos da vida civil. Entre os serviços supervisionados pelo Irpen podemos destacar o registro de nascimento, casamento e óbito. O Registrador Civil de Pessoas Naturais assegura, com base na legislação atual, registros de nascimentos e óbitos gratuitos para toda a população. Um dos principais objetivos do Instituto é realizar trabalhos que comprovem a importância do Registro Civil. Só assim as pessoas tornam-se cidadãs brasileiras, adquirem direitos e deveres, estabelecidos pelo ordenamento jurídico e passam, enfim, a existir oficialmente para o Estado. Mais informações no site: http://www.irpen.org.br

Nenhum comentário: