quarta-feira, setembro 15, 2010

Criação de norma da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas para o Serviço Notarial e de Registro

Em 2005, a Anoreg-BR criou o Prêmio de Qualidade Total da entidade nacional e ainda nesta época deu inicio às tratativas com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para criação de Norma Técnica de Gestão Empresarial dos Serviços Notariais e de Registro.

No início deste ano de 2010, conseguimos idealizar esta Norma. Atualmente, está aberta a consultas para que qualquer pessoa participe do debate e apresente sugestões em sua composição. Disponível no site www.abnt.org.br nos links “Normalização”, “Consulta Nacional”, “Participe”, “(01) ABNT/CEE-148 Gestão Empresarial Cartorária”.

A idéia é transformar os requisitos internacionais aceitos das normas ISO 9000 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental); OHSAS 18000 (Saúde e Segurança Ocupacional) e SA 8000 (Responsabilidade Social), adaptados para a realidade notarial e de registro.

Assim, uma comissão representada pelos diversos segmentos notariais e de registro, respeitando-se criteriosamente os requisitos normativos da ABNT, apresentou, em nome da Anoreg-BR, um texto base para apreciação do Fórum Brasileiro de Normalização, o qual deve ser primeiramente aceito pelo Comitê Brasileiro de Normalização, para somente depois aprovar texto em norma brasileira.

A Anoreg-BR esta trabalhando no sentido de criar uma norma independente, que verse sobre qualidade e gestão e que engrandeça a atividade notarial e de registro.

Acesse o site da ABNT e contribua com sua manifestação.


Rogério Portugal Bacellar
presidente

Fonte: Site da Anoreg-BR

Nenhum comentário: