quarta-feira, outubro 26, 2011

TJRS e Prefeitura de Turuçu realizam casamento coletivo


Para favorecer esse momento tão especial na vida das pessoas, o Projeto Ronda da Cidadania, do Tribunal de Justiça do RS, e a Prefeitura Municipal de Turuçu (RS) promovem, no próximo sábado (29/10), a partir das 14h, no Ginásio Municipal, a celebração de casamento coletivo oferecido para pessoas de baixa renda, sem custo algum. Participarão da cerimônia seis casais que esperam transformar em casamento as uniões já existentes.

Muito além do amparo jurídico, da busca pela estabilidade econômica e social, o casamento solidifica os laços de família, proporcionando a base para a criação e educação dos filhos.
Para muitas pessoas é a realização de um sonho, o que não é diferente para o casal Jairo e Liliane, pois estão juntos há cinco anos e tem um filho de quatro anos de idade. Jairo disse estar ansioso com o casamento; embora seja um sonho do casal, eles somente agora puderam realizá-lo pois aproveitaram a oportunidade; não terão gastos e acredita que com o vínculo formal vai ficar melhor para ambos.

Segundo Joel Pinheiro Ortiz, coordenador do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Turuçu, pelo convívio que tem com os noivos percebe que os mesmos estão entusiasmados e ansiosos, o que é observado através de suas fisionomias durante os ensaios para a cerimônia. Ortiz acredita que este evento representa cidadania, inclusão social e o fortalecimento de direitos. O assistente social ainda revela que os casais estão participando de encontros de orientação jurídica e psicológica e prosseguirão recebendo o apoio do poder público.

A participação do Poder Judiciário na realização do casamento coletivo, além de concretizar um sonho de muitas pessoas, leva cidadania às comunidades aumentando, assim sua autoestima.
Segundo o coordenador do projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz de direito Marcelo Malizia Cabral “o casamento na verdade solidifica uma situação de união e dele decorrem obrigações recíprocas que os casais assumem de assistência mútua, respeito, fidelidade e, também, os deveres em relação aos filhos, de assistência, educação e sustento”.

O projeto Ronda da Cidadania, em dez anos de atividades, já realizou 576 casamentos na Comarca de Pelotas. As inscrições para os casamentos ocorrem durante as Rondas da Cidadania realizadas na Comarca e ainda está prevista a celebração do casamento de cerca de 100 casais no dia 3 de dezembro, nas dependências da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Fonte: TJRS

Nenhum comentário: