sexta-feira, maio 14, 2010

Artigo – TJPE lança Campanha pela Gentileza

Confira aqui os cinco cartazes da Campanha pela Gentileza em alta resolução

Falar de gentileza em tempos de crise parece contraditório. Mas, quando descobrimos o significado dessas duas palavras, percebemos que Sócrates estava certo na sua jornada contra a falsa sabedoria. Sempre gentil, o filósofo declarava o quanto ainda sabemos tão pouco. Muitas vezes falamos sem ter idéia do que dizemos.

Gentileza. Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidades, dizia Albert Schweitzer, teólogo, músico e médico alemão. Este substantivo feminino sempre equilibra as nossas vidas e é sinônimo de delicadeza, amabilidade, cortesia e elegância.

Crise. Outro substantivo feminino. Para o ecologista Leonardo Boff a crise representa purificação e oportunidade de crescimento. Basta recordar o sânscrito, matriz de nossa língua. Em sânscrito, crise vem de kir ou kri, que significa purificar e limpar. De kri, vem crisol, elemento químico com o qual limpamos ouro das gangas, e acrisolar, que quer dizer depurar. Então, a crise representa um processo crítico, de depuração do cerne: só o verdadeiro e substancial fica; o acidental e agregado desaparece. A partir do cerne se constrói uma outra ordem.

Definidos os significados percebemos que falar em Gentileza no Poder Judiciário, que vive um momento de crise histórica, é muito conveniente. Principalmente em um Tribunal de Justiça Estadual, onde o serviço público de excelência deve ser a grande meta de todos os que o fazem.

E o que a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ascom/TJPE) tem a ver com Gentileza? Identificamos, quando estabelecemos o Plano de Ação para a Gestão 2010/2011, que a comunicação interna do TJPE não funciona. A estrutura ramificada, com distâncias físicas e funções heterogênias, contam pontos contra. “Falta urbanidade, as pessoas sequer olham nos olhos das outras quando falam”, comenta o presidente José Fernandes de Lemos.

Todos nós temos uma necessidade orgânica de conversar, trocar idéias e isso é uma característica exclusivamente humana. Cientistas de comportamento teorizam que passamos 80% das nossas vidas na companhia de outras pessoas e entre seis e 12 horas todos os dias falando com elas.

Independente das características de cada um, existem técnicas de comunicação que facilitam as nossas vidas e melhoram as relações do grupo. Essas técnicas podem diminuir e ajudar a encontrar soluções. Nesta campanha, o Núcleo de Imagem criou cartazes e a equipe da Ascom fez questão de pegar declarações da Mesa Diretora aos prestadores de serviço no âmbito do Poder Judiciário pernambucano. Usamos a nossa estrutura para colocar a Gentileza na pauta. “Do verbo para ação existe uma distância, mas alguém precisa dar o primeiro passo”, afirma o chefe do Núcleo de Imagem e servidor do TJPE, Luciano Costa.

Os Núcleos de Rádio e TV vão fazer uma série de matérias sobre o tema. A jornalista Edna Nunes abraçou a idéia e fará uma participação voluntária ancorando os vídeos e áudios que serão veiculados no site do TJPE. Nossos Boletins da Ascom darão dicas semanais de como agir com Gentileza. Além disso, palestras também serão organizadas.

Enfim, são dois anos para falar do assunto. E nós já descobrimos que o grande segredo para resolver as discórdias é buscar a solução e não o culpado.


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Rosa Miranda | Chefe da Ascom

Fonte: Site do TJPE

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