quarta-feira, maio 26, 2010

TJPE celebra o Dia Nacional da Adoção

No Dia Nacional da Adoção, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comemora os dados relativos às adoções realizadas no Estado desde o começo do novo biênio. Enquanto no ano de 2009, a 2ª Vara da Infância e Juventude concretizou 25 adoções, até maio deste ano já foram realizadas 18. A expectativa do Poder Judiciário é que, até o final deste ano, haja um relevante aumento no número de adoções.

No Recife, são 229 famílias inscritas pelo Cadastro Nacional da Adoção (CNA) e 59 crianças e adolescentes disponíveis para serem adotadas - a maioria com mais de oito anos de idade. Segundo a coordenadora do Núcleo da Adoção da 2ª Vara da Infância e Juventude, Edineide Silva, a previsão é que, ainda nesse semestre, mais dez adoções sejam efetuadas com sucesso. Isso eleva para 28 o número de crianças adotadas durante a gestão do atual presidente do TJPE, desembargador José Fernandes Lemos.

A coordenadora ressaltou, ainda, a importância do aumento no número de crianças com mais de 8 anos de idade adotadas. Em 2009, foram adotadas seis. Até maio de 2010, já foram adotadas quatro crianças.

Para o coordenador do Centro Integrado da Criança e Adolescência (Cica), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, é preciso que os pretendentes à adoção se conscientizem da necessidade de serem mais flexíveis quanto ao perfil da criança, obstáculo que ainda causa espera na fila do CNA. “É natural que as pessoas tenham interesse em querer crianças menores ou com alguma semelhança física à do adotante, mas elas precisam enxergar que estão se privando de ter a oportunidade de convívio com essas crianças, independente do perfil. Essa demora prejudica a todos”, explicou o coordenador.


...................................
Ariane Cruz | Ascom TJPE

Fonte: Site do TJPE

Nenhum comentário: