sexta-feira, junho 22, 2012

Reunião mensal da Arpen-SP apresenta novo programa especial de informatização para cartórios

Nesta quarta-feira (20.06) foi realizada a Reunião Mensal da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) que contou com a participação de registradores de várias cidades do Estado de São Paulo, onde foram debatidos importantes temas relacionados ao Registro Civil.
A mesa da reunião foi composta pelo presidente da entidade, Lázaro da Silva, pelos vice-presidentes Luis Carlos Vendramin Júnior e Manoel Luis Chacon Cardoso e pelos Diretores Leonardo Munari de Lima e José Emygdio de Carvalho Filho.
O primeiro tema abordado foi a apresentação do Programa Especial de Informatização para Cartórios Deficitários que, de acordo com o 2º vice-presidente da Arpen-SP, buscará diminuir as diferenças existentes entre os diversos cartórios civis do Estado de São Paulo, “Essa iniciativa surgiu da demanda de muitos cartórios por um sistema de suporte informatizado. Este talvez seja o objetivo que todos sonhamos e para começar estamos criando esse sistema para os cartórios deficitários. Certamente muitas outras coisas vão mudar nos próximos dois anos, pois estamos entrando na era do registro eletrônico e será importante que temos os cartórios estejam informatizados”.
Também foi informado que os cartórios deficitários não terão custos para mudar de sistemas e que o protocolo já foi assinado para que seis empresas possam oferecer seus sistemas aos cartórios participantes. Na primeira semana de julho os cartórios interessados já poderão aderir aos programas oferecidos pelas empresas participantes. A Arpen-SP desenvolverá uma página em seu site para que os cartórios possam conhecer os programas oferecidos e para que façam a adesão ao projeto.
"Os programas serão subsidiados de modo que cada cartório só pagará um valor simbólico mensal para utilizar o sistema e a Arpen-SP irá controlar todas as mudanças realizadas pelas empresas", complementou Vendramin Júnior. "Essa nova criação será de vital importância para os pequenos cartórios do interior que ainda não dispõem de um sistema informatizado para realizar os processos", comentou a Oficiala Patrícia Leal Musa da cidade de São Francisco Xavier.
Outro assunto debatido no encontro foi a Central de Informações do Registro Civil (CRC), projeto que deverá avançar nos próximos meses dentro do Estado de São Paulo e também a nível federal. "Este projeto permitirá que o usuário tenha acesso a localização das informações dos assentos de registro, possa solicitá-la por meio eletrônico e emiti-la em qualquer cartório integrado" explicou o vice-presidente Luis Carlos Vendramin Júnior.
A pauta do encontro também cobriu a portaria para trabalho voluntário nos cartórios do Estado do Piauí, projeto piloto que busca auxiliar os Estados que necessitem de aprimoramento em sua atividade extrajudicial, através de treinamentos e da apresentação de ferramentas eletrônicas. "Os cartórios maiores poderão ceder um Substituto ou escrevente experiente para participar. Estes irão auxiliar na capacitação dos funcionários dos cartórios do Piauí. É um momento chave para a Arpen-SP se fazer presente em todo o País, por isso devemos contribuir para o processo", disse Vendramin.
"Esse projeto objetivará uniformizar todos os procedimentos a nível nacional e eu que já tive experiência em alguns desses lugares sei que a situação às vezes é bem mais grave do que se imagina. Muitas vezes temos que lidar com a resistência de alguns funcionários locais, por isso devermos ter muito tato na hora de passar os conhecimentos", ponderou o Diretor José Emygdio de Carvalho Filho.
O próximo assunto foi o Provimento nº15 do CNJ - Novas Informações sobre o Papel de Segurança da Casa da moeda, sobre o qual foi repassado que, embora a Arpen-SP defenda a importância do uso do papel padronizado em todo o País, devido às dificuldades no processo de distribuição, poderá ser utilizado outro tipo de papel pelas serventia que ainda não o receberam, conforme normatizado pela Corregedoria local.
Para finalizar foi comunicado que o Sistema de Comunicação Interligado - São Paulo - Rio de Janeiro já está funcionando completamente com todas as cidades dos dois Estados integradas, e que as serventias fluminenses serão obrigadas a utilizar o sistema eletrônico para comunicações já a partir de julho. Em breve será disponibilizada a integração com o Estado de Minas Gerais.

Fonte : Arpen SP

Nenhum comentário: