quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Ação da cidadania recebe doação recorde de brinquedos

O Natal já passou, mas a alegria e a brincadeira de centenas de crianças carentes estão garantidas neste início de ano. O Comitê Pernambuco Solidário do Ação da Cidadania recebeu na noite desta quarta-feira (3) a maior doação de brinquedos da edição 2006 da campanha Natal sem Fome. Mais de 53 mil brinquedos e 600 quilos de bolinhas de gude foram enviados do Fome Zero nacional através de uma articulação do Comitê Rio Solidário. Todo o material será separado e distribuído em 25 municípios, entre o Grande Recife, Agreste, Zona da Mata e Sertão, até o próximo dia 15, quando deve se encerrar a ação no Estado.

O Natal sem Fome foi lançado no Brasil pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, em 1993. Em Pernambuco, uma média de 2 mil pessoas participaram da ação como voluntários. "A campanha deste ano garantiu às famílias carentes a comida na mesa com direito à cultura e à educação", enfatizou o coordenador estadual do Ação da Cidadania, Anselmo Monteiro. Ao todo, foram arrecadados no Estado cerca de 62 mil brinquedos, 52 mil livros (45 mil só da Sociedade Bíblica) e 51 toneladas de alimentos. As salas da sede do Pernambuco Solidário, localizada no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife, ainda estão repletas de donativos. E, segundo Anselmo Monteiro, está sendo esperada uma grande entrega de alimentos por um grupo de empresários do Estado ainda neste mês.

O número de doações, porém, foi menor do que no ano passado, quando 220 toneladas de alimentos foram arrecadadas. "Acreditamos que a mudança de foco da campanha deste ano, com o incentivo à doação de livros e brinquedos, que foi bastante positiva, tenha diminuído a doação de alimento. Este sim é a maior necessidade do povo brasileiro", avaliou. Só para se ter uma idéia, Pernambuco possui uma quantidade de indigentes que corresponde a 52,13% da população total do Estado, de acordo com o Mapa do Fim da Fome II, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2004. São 4 milhões e 124 mil pessoas que estão abaixo da linha da pobreza e, muitas vezes, não tem sequer o que comer.

SABEDORIA - De acordo com Anselmo Monteiro, parte dos livros didáticos arrecadados ficarão na sede do Comitê para serem trocados por feijão, numa espécie de sebo solidário. São livros usados de várias séries escolares e, em sua maioria, em bom estado de conservação. "Quem quiser, é só comparecer e ter paciência de procurar nas prateleiras o livro desejado. Cada livro será trocado por três quilos de feijão", ressaltou. Já os livros de poesia, literatura, dicionários e enciclopédias ficarão à disposição da comunidade na sala de leitura da sede.

SERVIÇO:
Endereço: Avenida Caxangá, 2.200, Cordeiro - Recife (no Parque de Exposições do Cordeiro)
Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13 às 17h
Telefone: (81) 3226.0063

Fonte: JC Online

Nenhum comentário: