segunda-feira, fevereiro 26, 2007

TJPE lança cartilha 2007 para gestores

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lança a versão atualizada da Cartilha de Apoio ao Gestor de Fóruns, no próximo dia 13 de março. A Diretoria de Infra-estrutura (Diriest), com o apoio do presidente Fausto Freitas, confeccionou o novo material para orientar e responder as dúvidas mais freqüentes dos gestores de fóruns.

A cartilha existe há cinco anos e pontua questões sobre requisições de consertos de aparelhos de ar-condicionado, ampliação de redes de telefonia, eletricidade, água, fornecimento de materiais diversos, entre outras.

De acordo com o diretor da Diriest, Henio Siqueira Santos, o diferencial da cartilha 2007 é o conceito de manutenção preventiva. O objetivo é reduzir custos e agilizar o atendimento às 144 comarcas. "Esse novo conceito também está sendo divulgado em palestras com magistrados", reforça o diretor. Os juízes recentemente empossados também foram orientados sobre a gerência das comarcas, durante o curso de vitaliciamento na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco.

"O juiz também é um gestor, devendo exercitar a manutenção preventiva em sua unidade. A presença da Diriest só deve ser solicitada em casos graves. Na maioria dos pedidos, o próprio juiz pode requisitar profissional local", completa. As solicitações por correspondência devem ser enviadas de forma detalhada, para que sejam analisadas pela equipe de manutenção.

A medida corta custos com diárias e transporte, além de garantir uma solução rápida para pequenos serviços, como limpeza de caixa d´água, troca de lâmpada, limpeza de filtro de ar-condicionado, etc. A Diriest administra um orçamento de mais de 40 milhões por ano, além de 842 funcionários terceirizados, 158 veículos e 307 prédios. A diretoria recebe cerca de 29 mil correspondências que circulam entre órgãos do Judiciário. "Nosso orçamento é maior do que o de muitas prefeituras, o que aumenta nossa responsabilidade", comenta o diretor Siqueira Santos.

Consciência

O diretor adjunto da Diriest, Edvaldo Araújo, destaca a responsabilidade do servidor em relação ao equipamento que utiliza. Um exemplo disso é a utilização dos veículos do TJPE. No procedimento atual, a frota é renovada a cada 40 mil quilômetros rodados, economizando em manutenção. Parte da compra é bancada com o leilão dos carros que já têm essa quilometragem. "Quando o carro é bem cuidado e tem a manutenção em dia, conseguimos vendê-lo por 15% acima do valor normal de compra em leilões", explica Edvaldo.

Fonte: Site do TJPE

Nenhum comentário: