terça-feira, fevereiro 13, 2007

Site da Arpen-SP ultrapassa marca de 1 milhão e 500 mil acessos



Página da Arpen-SP caminha para chegar aos 2 milhões de acessos

Página eletrônica da Associação caminha a passos largos à casa dos 2 milhões de acesso e oferece conteúdo rápido, seguro e de qualidade a visitantes de todo o País

Considerado uma das principais referências na atividade notarial e de registro do País a página eletrônica da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) ultrapassou recentemente a marca de 1 milhão e 500 mil acessos e caminha rapidamente à cifra de quase 2 milhões de acessos desde a sua criação.

"O site da Arpen-SP tem algumas vantagens e orientações que fazem com que ele seja visitado por muita gente. Não existe qualquer barreira para ter acesso a seu conteúdo de notícias, tudo é muito aberto e transparente para todos os interessados", afirma o presidente da entidade, Antônio Guedes Netto, responsável pela criação da página em um dos seus primeiro mandatos à frente da entidade.

Segundo informações da empresa que administra o site, a Processmind, o site da Arpen-SP contabiliza uma média de 2.220 visitantes únicos por dia, que visualizam 11.480 páginas por dia, ou seja 5,2 páginas por visita. A empresa ressalta ainda que o número de acessos é contablizado toda vez que se inicia o acesso por um navegador, não sendo computados acessos em meras atualizações da tela ou nas idas e vindas à página principal do site.

Aos finais de semana são contabilizados 528 visitantes únicos por dia que, em média visualizam 2.738 páginas por dia, ou seja 5,2 páginas por visita. Recente pesquisa realizada pela Arpen-SP por meio de questionários enviados aos cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo resultou em uma avaliação que coloca o site como Ótimo para 60,3% dos Oficiais, e Bom, para 36,1%. Mais de 90% de aprovação na classe.

Lázaro da Silva, diretor de informática da Arpen-SP e ativo participante das mudanças da página da entidade, entende que o "o site da Arpen-SP é um dos mais modernos e de grande valia para o cidadão. A comunidade jurídica também pode encontrar informação atualizada e de maneira fácil. A grande quantidade de acessos se justifica facilmente pela qualidade da página", explica. "O site mudou muito desde sua concepção para os dias de hoje, ganhou informação de qualidade, rápida, muitas vezes recebemos notícias que ainda nem saíram publicadas", completa o diretor.

Para o gerente de projetos da Processmind, Joel Dias, responsável técnico pelo site da Arpen-SP o número de acessos atingido pelo site da entidade "transmite basicamente duas idéias: volume e tempo. Volume, porque um site só produz um número desses quando possui informação de interesse e por isso faz com que muita gente vá visitá-lo; e tempo, porque este número só pode mesmo ser atingido depois de algum tempo, e penso que o visitante também encare este número desta forma", explica. "Em outras palavras este número indica que se trata de um site de conteúdo importante, relevante, que revela uma associação numerosa e forte, e que está na estrada há muito tempo", completa.

Informação de qualidade

O site da Arpen-SP está em constante aperfeiçoamento, atualização e modernização, o que faz com que apresente com determinada freqüência novidades a seus visitantes. Recentemente o site sofreu uma reformulação de layout e conteúdo interno, ganhando uma nova ferramenta de administração que permite que o departamento de comunicação estruture novas páginas e dinamize seu conteúdo de forma ágil e segura, de qualquer lugar do Brasil, onde estejam ocorrendo eventos relacionados à classe.

Recentemente a página da Arpen-SP inaugurou uma sessão de enquetes, aprofundou a criação de páginas especiais sobre os eventos e iniciativas da entidade, remodelou a estrutura jurídica de provimentos, atos e manuais de serviço e agora segue na implantação das páginas das diretorias regionais e dos seus respectivos cartórios. A finalidade é que cada cartório tenham uma página sua dentro do site da Arpen-SP.

Outro aspecto valorizado pela diretoria e pela equipe de comunicação da Arpen-SP é a alta quantidade de informações exclusivas originadas da própria entidade, a cobertura presencial de eventos, depois ampliada e repercutida no Jornal da Arpen-SP e a atualização freqüente e volumosa de informações, o que faz com que o site seja visitado pelas pessoas em várias faixas de horários em um mesmo dia.

"Trabalhamos o site tendo como meta disponibilizar o maior número de informações possíveis aos Oficiais de Registro Civil. Sejam elas boas ou ruins. Hoje em dia é difícil esconder-se de uma informação ruim. Quem quiser encontrá-la, a achará em outro lugar, portanto queremos transmitir ao nosso público tudo o que falam dele, o tempo todo, de diferentes pontos de vista. Daí cabe a cada um escolher e ver a informação que deseja", diz o assessor de imprensa da entidade, Alexandre Lacerda Nascimento.

O site da Arpen-SP conta ainda com outras duas vantagens que faz com que seu acesso esteja em nível cada vez mais crescente. A primeira é a de ser o portal de entrada para aqueles que devem acessar a Intranet da entidade, mecanismo hoje normatizado pela Corregedoria Geral da Justiça no que se refere às informações. Assim, todos os que procuram retirar comunicações necessariamente tem acesso às informações da Arpen-SP.

O outro aspecto refere-se à porta de entrada para serviços oferecidos à população, como o RegistroCivil.Org, para pedidos de certidões, a pesquisa de qualidade no atendimento ao cliente, a ouvidoria e à lista nacional de cartórios. Em breve novos serviços deverão estar disponibilizados, entre eles o Banco de Dados e a Videoconferência de Cursos.

"Acho que a principal diferença do site da Arpen-SP está na quantidade de material, ou seja, de informações que são disponibilizadas, de uma maneira franca, aberta, sem restrições. Há um claro interesse em construir-se um site que seja sobretudo útil, o que, tenho certeza, desperta interesse não somente de cartorários, mas também do cidadão comum ou pertencente à outras entidades", diz Joel Dias.

A página eletrônica da Arpen-SP ainda beneficia-se do estreito contato da diretoria e da área de comunicação com os Oficiais de cartórios, que constantemente são visitados ou estão participando de eventos, onde são colhidas importantes opiniões e sugestões sobre o funcionamento da página.

"Não tem como não acessar diariamente o site da Arpen-SP. Todas as informações estão lá e tenho plena convicção de que se quiser encontrar algo novo sobre a minha atividade estará lá no site", afirmou o Oficial do município de Tietê, Nilson Bertola, que recentemente recebeu a visita da equipe da Arpen-SP.

"Acesso o site a todo instante e vejo lá tudo o que interessa à minha atividade. É uma fonte segura e rápida de informações", diz o Oficial do município de Pereiras, Roberto Rivelino. "É um site muito bem feito, fácil de ser visto e onde encontro tudo o que eu quero", diz a Oficiala do município de Sarapuí, Mara Cecília Cardoso Martins.

Tecnologia de Ponta

Tecnologicamente, o site da Arpen-SP possui um banco de dados robusto (o Oracle) e um servidor de aplicação conceituado (o ColdFusion) recém-adquirido pela Adobe. Diga-se de passagem, o ColdFusion foi criado por uma empresa chamada Allaire em 1995, foi adquirido em 2001 pela Macromedia e em 2005 pela Adobe. Isso é só para se ter uma idéia da maturidade do produto. O Oracle então, dispensa comentários.

Outro fator que contribui muito para a sua qualidade é a ferramenta administrativa, muito completa, que permite a manipulação e publicação de notícias, páginas, enquetes, fotos, etc., de uma maneira extremamente profissional, acredito que equiparável com grandes agências de notícias.

Mais especificamente sobre o código html que é gerado pelo site, ele é construído utilizando-se o CSS (Cascade Style Sheet) nível 2, de acordo com as normas e recomendações do W3C (World Wide Web Consortium - http://www.w3c.org) que é um consórcio internacional que visa padronizar e desenvolver as linguagens de interface para uso na Internet pelos navegadores de diversos fornecedores. O nível 2 era na ocasião da elaboração do site a última versão mais estável e madura.

Os objetivos de se utilizar estilos em cascata são o de padronizar as interfaces, facilitar sua manutenção, aumentar a performance das páginas e permitir o uso de um sem número de navegadores diferentes com o mesmo resultado de interface. Podemos ainda mencionar a codificação das páginas, que seguem um padrão de qualidade superior, desenvolvidas segundo as melhores práticas de programação, o que lhe conferem muita robustez. Não ocorrem erros aleatórios ao abrirmos as diferentes páginas, coisa que a gente vê muito por aí Internet afora.

O sistema operacional do site da Arpen-SP é o Linux, o que favorece ainda mais o uso destes padrões e demonstra uma preocupação da Associação para com seus usuários.

Fonte : Site da Arpen-SP

Nenhum comentário: