sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Matão é presenteada com uma nova árvore a cada registro de nascimento

Projeto prevê o plantio de uma árvore a cada registro de nascimento realizado nos cartórios da cidade de Matão e do Distrito de São Lourenço do Turvo

Neste último domingo (11.02) os cartórios de registro civil da cidade de Matão e Distrito de São Lourenço do Turvo contribuíram com o plantio de 217 árvores a fim de homenagear as noventa e uma crianças nascidas e registradas no mês de janeiro.

Trata-se do pioneiro "Uma Nova Vida - Matão Mais Verde". O projeto, implementado na cidade em março de 2006, visa unir as comunidades de Matão e São Lourenço do Turvo em uma proposta de incentivo à cidadania e preservação do meio-ambiente.

"Cada criança nascida e registrada em nossos cartórios é uma árvore que a cidade ganha", definiram os oficiais de registro civil dos cartórios da cidade de Matão e do Distrito de São Lourenço do Turvo, Alberto Scarpa Varanda e Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, respectivamente.

Localizada a 305 km da capital, a cidade de Matão conta hoje com uma população estimada em 80 mil habitantes e, ao que tudo indica, pessoas que abriram mão dos discursos e colocaram , literalmente, as mãos na massa.

Pessoas como os oficiais do registro civil da cidade, que entraram no projeto e se dispuseram a mostrar o lado mais precioso de suas atribuições: o de mediadores entre os cidadãos e as causas sociais. Ou seja, no ato do assento de nascimento, os oficiais explicam para os pais os objetivos do projeto e, caso estes aceitem comparecer em dia e local pré-estabelecidos, emitem um certificado em papel reciclado registrando o compromisso assumido pelos pais de proporcionar aos seus filhos uma cidade com mais qualidade de vida e mais respeito ao ambiente.

Feito isso, os cartórios enviam mensalmente ao "Grupo Matão + Verde" e ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Matão a relação dos nomes das crianças registradas e o Grupo escolhe uma área urbana pública degradada para fazer o plantio.

Para o registrador de São Lourenço do Turvo, Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, a participação do cartório em um projeto como esse é importantíssima para revelar o quanto a categoria está envolvida com as questões sociais. ¿Antes de sermos profissionais somos cidadãos. Por isso, é importante a dedicação à comunidade em que vivemos, para podermos oferecer um futuro mais saudável às gerações que estão por vir¿, esclareceu.

O evento

O projeto, que teve neste último domingo (11.02) sua 11º edição reuniu dezenas de pessoas que se fizeram presente às margens do Córrego do Cortume, no Bairro Parque Aliança, para prestarem homenagem às noventa e uma crianças nascidas e registradas no mês de janeiro.

Sucesso incontestável, nem mesmo a chuva que surpreendeu a todos foi capaz de dispersar ou desanimar aqueles que compareceram para prestigiar o evento, que dá uma lição de cidadania a todos os moradores da cidade.

Na ocasião, 217 mudas de diferentes espécies arbóreas foram doadas pelos parceiros no projeto e plantadas pelos pais, colaboradores e realizadores do Projeto. Não é preciso habilidade, tampouco truques de jardinagem para fazer o plantio. As covas e as mudas já são estrategicamente preparadas pela comissão organizadora do evento, o que habilita qualquer cidadão a aderir à causa e plantar uma árvore em sua cidade.

"Achei fácil plantar a muda. Aliás, quero plantar mais uma. Vou correr para ver se ainda dá tempo", declarou apressadamente Israel Junior Gonçalves, que plantou um ipê branco em homenagem ao recém-nascido filho, Caio Eduardo Ferreira Gonçalves.

Além de ser uma atividade prazerosa, o valioso do projeto é que todos os participantes têm a plena consciência da importância e do alcance de suas ações. "Um dia vou poder passar aqui e dizer ao meu filho que eu plantei aquela árvore em homenagem a ele. Porque queria que ele vivesse perto da natureza e tivesse uma vida mais saudável", explicou a mãe Franciele de Oliveira Ferreira, enquanto seu marido, Cremílson da Silva Santos, plantava ali do lado a árvore que simbolizaria a vida do filho.

Iniciativa pioneira

O Projeto "Uma Nova Vida - Matão Mais Verde" prevê o plantio de uma árvore na cidade a cada registro de nascimento realizado. A iniciativa surgiu através da Conferência Municipal de Educação, Cultura e Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura Municipal de Matão, em outubro de 2005. Foi ali que nasceu um grupo voltado a questões ambientais, que posteriormente ganhou o nome "Grupo Matão + Verde".

As propostas de trabalho desse grupo vão desde recuperar áreas degradadas do cenário urbano, arborizar as ruas, fazer a manutenção das áreas verdes, proteger o meio ambiente até conscientizar a população local sobre a importância da preservação da natureza como pressuposto para uma vida mais saudável.

O registrador civil de Matão e diretor da regional de Araraquara - que concentra 37 cartórios em 26 cidades -, Alberto Scarpa Varanda, desconhece a existência de projetos similares e afirma já ter avaliado a possibilidade de implementação do Projeto em outras localidades. "O projeto é viável em qualquer lugar, depende do interesse e da boa vontade das pessoas, afinal as mudas são todas doadas".

De acordo com o coordenador do "Grupo Matão + Verde", Adão Manoel Christino, a participação dos cartórios de registro civil de Matão e São Lourenço do Turvo nesse Projeto é imprescindível. "Além de atuarem como incentivadores do Projeto, são os responsáveis pelo catálogo de todas as informações a respeito das crianças registradas. Portanto, seria impossível executar esse Projeto sem essa valiosa parceria", contou.

O projeto conta com a participação voluntária de dezenas de pessoas dos mais variados segmentos de atividades e com a parceria de empresas privadas, entidades, igreja local, emissoras de TV e de Rádio, além da Prefeitura local e da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de Matão, que é uma das divulgadoras do projeto.

"Acreditamos que as parcerias são essenciais. Porque ninguém conseguiria dar vida a esse Projeto sozinho, nem a Prefeitura nem a sociedade civil", explica a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Matão, Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho.

O membro do "Grupo Matão + Verde", Antônio Carlos Bandeli, credita o sucesso do projeto ao trabalho realizado com força de vontade e carinho pelas pessoas. "Aqui somos todos voluntários. Estamos todos unidos pelo mesmo ideal e é aí que reside toda a força e toda a grandiosidade desse evento".

O projeto "Uma Nova Vida - Matão Mais verde" pode ser conferido de perto a cada segundo domingo do mês. Para participar ou colaborar basta querer. O dia e local são previamente definidos e informados pelos cartórios de registro civil de Matão e São Lourenço do Turvo, além de serem divulgados pela imprensa local.

"É uma ação simples, mas de grande valor a longo prazo. Quem sabe Matão não voltará às raízes naquilo que muito tem a ver com a origem do nome, que significa mata muito densa, com grandes árvores plantadas?", concluiu animadamente o registrador civil de Matão.


Fonte: Arpen-SP

Nenhum comentário: