quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Corregedoria Geral da Justiça fará inspeções no Recife

Todas as 92 varas da comarca da capital serão inspecionadas este ano. Juízes corregedores irão, até dezembro, orientar e auxiliar juízes e servidores das varas do Recife, além de verificar a regularidade dos processos. A solenidade de abertura da inspeção foi realizada, na última terça-feira, no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano.

"É atribuição da Corregedoria de Justiça supervisionar e fiscalizar os serviços da justiça de primeiro grau, conforme previsto no Código de Organização Judiciária. Essa inspeção terá um caráter mais orientador do que de punição, embora essa atitude possa ser tomada em casos extremos", explicou o corregedor geral, desembargador Ozael Veloso.

"É a primeira vez na história da Corregedoria estadual que todas as varas da capital são inspecionadas num delimitado período", destacou Veloso. Uma equipe composta por oito juízes corregedores será responsável pela inspeção, mas Veloso não descarta a possibilidade de solicitar mais magistrados.

O desembargador Leopoldo Raposo apontou a iniciativa da Corregedoria como positiva. "Além dos magistrados, os servidores do judiciário se sentem estimulados ao serem auxiliados pela corregedoria", reforçou. Ao final da inspeção, os juízes corregedores irão entregar à Corregedoria Geral um relatório com todos os procedimentos judiciais de cada vara.

Além de Veloso e Raposo, a mesa foi composta pelo representante do Ministério Público Sílvio Tavares, pelo Diretor do Foro da Comarca do Recife em exercício, Fausto Campos, pelo corregedor auxiliar da 3ª entrância, juiz Saulo Fabianne Ferreira e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Pernambuco (OAB-PE), Jayme Asfora.

Celina Aragão

Fonte: Site do TJPE

Nenhum comentário: