terça-feira, fevereiro 13, 2007

Registro Civil de Bertioga mantém espaço cultural e leva exposições de arte para a população local



A artista Maria Gilka da Cunha Franco Ferreira expõe sua obra na galeria do cartório de Bertioga, administrado pelo Oficial Manoel Chacon

Cartório Cultural - Exposição de Arte no Cartório de Bertioga - O Oficial Manoel Chacon criou galeria de arte dentro do cartório para humanizar a serventia

Fundado em março de 2006 o Espaço Cultural Mercedes Chacon Cardoso mantém dentro do cartório de Registro Civil de Bertioga exposições periódicas de arte. A idéia de inovar e trazer para a população a oportunidade de apreciar obras de arte veio da leitura de uma nota no jornal.

"Uma vez eu estava em casa lendo o jornal e saiu uma nota muito pequena falando de um fotógrafo daqui de Bertioga, que havia lançado um livro com 300 espécies de pássaros da região. Eu fiquei surpreso e ao mesmo tempo chocado de como um fotógrafo tão importante assim está aqui em Bertioga e as pessoas não conhecem. Então eu tive essa idéia de fazer um lugar onde as pessoas tivessem oportunidade de expor qualquer tipo de arte", conta o Oficial Manoel Chacon.

O espaço cultural leva o nome de Espaço Cultural Mercedes Chacon Cardoso, nome da mãe do Oficial: "É uma homenagem à minha mãe. Ela foi escrivã de Guaratinguetá durante 42 anos e nunca recebeu uma punição. Tudo era muito correto lá no cartório. Essa demonstração de admiração e respeito é para ela, pois foi quem nos ensinou a ter uma conduta séria e digna. É reflexo da escola que eu aprendi dela", explica Chacon.

Desde sua inauguração o cartório já abrigou cinco exposições dos mais variados tipos de arte: fotografia, pintura, escultura dos mais variados artistas estão entre as exposições que toda população pôde visitar. Hoje quem entra no cartório pode apreciar os quadros de Maria Gilka da Cunha Franco Ferreira, que expõe 10 quadros pintados em óleo sobre tela.

Maria Gilka começou a pintar na década de 70 quando procurava um artista para pintar um retrato de seu pai e na busca de um bom retratista começou a se enveredar nos caminhos da arte. Suas pinturas são belas e delicadas, naturezas mortas, flores, paisagens e retratos de pessoas. "A arte é transmitida pela alma do artista. Eu não sei se eu não tivesse me dedicado à arte eu estaria com esta disposição nesta idade", explica a artista plástica.

Gilka classifica a iniciativa do Oficial do Registro Civil de Bretioga como admirável e afirma que o artista não vive sem público e que o Espaço Cultural Mercedes Chacon Cardoso oferece local e platéia para o artista. "O que o Manoel (Chacon) fez aqui é notável. Ele ofereceu para o artista um espaço gratuito para cada um mostrar seu talento", pontua Maria Gilka.

"Eu queria humanizar o cartório em relação ao público, colaborar para exterminar a imagem negativa que a população no geral ainda tem dos cartórios. Desmistificar que o cartório é um ambiente que desagrada. Quero passar aos usuários que vir até a serventia é legal, que você será bem atendido, terá boas acomodações, oportunidade de quando espera pelo serviço tenha a sensação de tranqüilidade", conclui Manoel Chacon.

Fonte : Site da Arpen-SP

Nenhum comentário: