terça-feira, novembro 01, 2011

ARPEN RS e Registro Civil da 5ª Zona de Porto Alegre participam de Mutirão Social

No estande do Registro Civil, o Titular da 5ª Zona, Arioste Schnorr e a funcionária Suelen Peres Sant'anna, prestaram orientações à população.


O Mutirão ocorrido no SESI Rubem Berta, no último 15/10, foi uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social - STDS e fez parte do lançamento do Pacto Sul do Plano Brasil Sem Miséria - lançado na sexta-feira (14/10) pela presidente Dilma Rousseff para os estados do Sul - servindo de modelo nacional, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e prefeitura Municipal. O evento contou com a presença da ministra do MDS, Tereza Campello.

O Registro Civil da 5ª Zona de Porto Alegre esteve presente no Mutirão Social e Feirão do Emprego, evento promovido em conjunto com a Central Única das Favelas (Cufa) com o objetivo de promover a inclusão social e erradicar a pobreza extrema, por meio da busca ativa de famílias que estão à margem dos programas sociais e sua inserção no Cadastro Único Versão 7. O Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, disse que atualmente o RS tem 450 mil no cadastro único e a estimativa é de que mais 300 mil tenham possibilidade de acessar as programas sociais do governo federal.

No SESI Rubem Berta, instituições e órgãos governamentais prestaram diversos tipos de serviços e orientações à população. Também foram ofertadas oportunidades de trabalho à população carente. No estande do Registro Civil, foi possível buscar orientações sobre registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Além de agendas culturais organizadas pela Cufa, o evento mobilizou diversas secretarias de governo, Sistema S e parceiros do Terceiro Setor para a prestação de serviços diversos como fornecimento de documentação básica, como RG, serviços cartoriais, emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, encaminhamento de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, oficinas, corte de cabelo, serviços de saúde, recreação infantil, atrações culturais locais e shows artísticos como o do MC Jean Paul.

A meta é permitir que os participantes façam documentos e se cadastrem para ser incluídos em programas sociais dos governos local e federal, em ações de qualificação profissional e nas duas mil vagas de emprego ofertadas nas áreas da construção civil, comércio e serviços. Também foram prestados atendimentos de saúde bucal e orientações sobre como participar de cursos de qualificação no Sistema S.

Fonte: Arpen-RS

Nenhum comentário: