quinta-feira, novembro 10, 2011

Escola do TCE ministra palestra sobre cidadania para os estagiários do Tribunal

Incentivar a atitude cidadã nos jovens é um dos objetivos da palestra da auditora Maria Auxiliadora de Souza

Estagiários do Judiciário estadual assistiram, na última terça-feira (8), a uma palestra sobre cidadania, administração pública, Constituição Federal e o papel fiscalizador do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento ocorreu à tarde no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, sendo promovido pela Gerência de Estágio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em parceria com a Escola de Contas Públicas do TCE.

A auditora de contas públicas do TCE, Maria Auxiliadora de Souza Albuquerque, ministrou a palestra para 40 estagiários. Ela é a idealizadora do projeto Escola da Cidadania, que foi criado em 2004 como programa pedagógico para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado. Em 2011, o projeto já capacitou cerca de 30 mil jovens, com o objetivo de incentivar a cidadania e a fiscalização a partir da compreensão do funcionamento da administração pública.

Durante o evento, a auditora discutiu os artigos fundamentais da Constituição Federal, a importância do voto, a multiplicação da atitude cidadã, entre outros temas. “Decidi fazer um plano adequado para o jovem. Acredito que devemos ter muito carinho por essas pessoas, já que elas vão ser os futuros profissionais encarregados de transformar nosso país. Nada melhor do que aprender a ser cidadão, conhecendo o Estado”, afirmou Maria Auxiliadora.

Participou também da palestra o auditor do TCE, Francisco Sifônio de Sousa, que respondeu as perguntas do público. Os auditores distribuiram ainda revistas em quadrinhos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e o funcionamento do Tribunal de Contas.

De acordo com a estagiária do TJPE, Stephanie Brito, o evento foi de grande valia para fomentar a troca de informações entre os órgãos públicos. “A palestra foi bem interessante. Creio que essa iniciativa promove um intercâmbio que amplia nosso leque de conhecimentos. Dessa maneira, ficamos sabendo mais sobre como funciona o Estado e suas ramificações”, comentou.


Pedro Costa | Ascom TJPE – Fórum Rodolfo Aureliano 

Fonte: Site do TJPE

Nenhum comentário: